Dia 9 – Turquia – Capadocia

Chegamos muito tarde, 23:00.

Perdidos.

Achamos uma banca de frutas aberta, perguntamos mas nada. Tinhamos de achar o Nomad Cave Hostel.

Acontece que todos os hostels sao Caves… sim, cavernas.

Entrei na casa de uma familia que jantava para pedir socorro. Nao achamos pois estavamos bem no comeco da cidade. Ele me apontou a direcao e foi comigo uma boa parte do caminho para eu nao errar. Quando agradeci em turco, ele disse em ingles: nao precisa agradecer. Isso e o que fazemos aqui: ajudamos.

O hostel estava depois da igreja e do museu, nao foi dificil achar depois. No caminho mais duas pessoas nos ajudaram. Povo muito hospitaleiro.

Quando achamos o tal hostel no meio de um frio de uns 5 graus, vimos algo que nada nos agradou logo na entrada. Todos os banheiros eram localizados fora dos quartos. Ou seja, para tomar banho (ruim) e voltar dele, era preciso atravessar um patio muito gelado.capadocia paraiso turquia reinos enterrados (1)

No entanto, os quartos eram muito bons, quentes e bem arrumados para as 20 liras que pagamos. Sem falar no farto cafe da manha.

Logo pela manha, nevou pela primeira vez em nossa viagem.

Pensamos em pegar o passeio de balao, que custa mais de 100 euros, mas nos disseram que com o gelo e o mal tempo, nem sairiam ou os precos baixariam muito.
Arthur continou dormindo e eu fui tirar fotos e videos do amanhecer, mas o tempo estava tao ruim que o sol nao apareceu por tras das grossas nuvens.

Voltei ao hostel e tive outro dos classicos fartos cafes da manha turcos. Trocamos e-mails com nossos amigos brasileiros e nos encontramos em seu hotel. La conhecemos Luiza e Gale, que sao mexicanas.

Andamos ate a proxima cidade. E perto e tem uma paisagem incrivel, varias boas fotos foram tiradas. Ha muitas igrejas cristas em cavernas, que se paga umas 15 liras, mas nao se pode tirar foto, o que nao quer dizer que haja segurancas para verificar o mesmo.

Cap

Uma coisa importante saber e que os mapas que te dao nao tem escala, entao a curva que vir a seguir nao e na proxima esquina, mas quilometros depois.

Entramos em algumas cavernas, que estao a mostra sem nenhuma supervisao ou cuidado, a nao ser dos vendedores de souveniers e de suco de uma fruta citrica, que nao descobri o nome. No topo de monte, encontramos uma mulher idosa de extremos celestes olhos, que sabia cantar michel telo. Nao sabiamos se ficavamos felizes ou tristes. Um estranho gato nos mostrou a saida do outro lado do monte, em meio a ruinas de cavernas simplesmente abandonadas.

Queriamos pegar um onibus e ver outra das atracoes da cidade, mas um turco comecou a faar conosco no meio da rua. A principio, parecia apenas que nos queria vender algo. Nos convidou para o famoso chay dentor de seu estabelecimento, que tinha a bandeira da Turquia e a foto do Ataturk e ele deu uma das melhores entrevistas de toda a viagem.

Musatafa.

Ele abriu seu coracao conosco sobre a situacao da Turquia. Arthur e Gale ajudaram com diversas perguntas e ele pode praticamente dissertar sobre a nova Turquia, o militarismo, islamismo, os curdos, terrorismo e inclusive o papa e seu cristianismo.

Tal parte certamente estara no documentario.

globos Capadocia

Voltamos para a cidade, compramos nossa passagem para Diyarbakir e jantamos pela ultima vez talvez com esses nossos novos amigos.

Mas ainda antes de pegarmos o onibus noturno, tivemos outra surpresa em conhecer – mas nao gravar – uma conversa com um ex-soldado turco, que tentava nos persuardir a nao ir ao Iraque, nao passar as ferias olhando pelo ombro e que os curdos nao queriam nada de bom. Pois em uma missao nas montanhas para capturar ou matar um lider do PKK, partido dos trabalhadores curdos, tido como terrorista, pois e uma milicia, o ex-soldado teve seu comandante e mais dois soldados mortos por minas.

Pegamos o onibus e suas palavras ecoaram em nossas mentes durante um bom tempo: “Ir ou nao ir para o Iraque?”

2 responses to “Dia 9 – Turquia – Capadocia

1. I’d like to thank you for the efforts you have put in writing this blog.
    I am hoping to check out the same high-grade content by you later
    on as well. In fact, your creative writing abilities has motivated me to get my very own site now 😉

• Hi, thanks. So great to hear from people resding this.
      Its not finished yet despite being quite some time.
      Good luck with your website!